Volume das taças de vinhos no Reino Unido aumentaram seis vezes desde 1700

Um novo estudo britânico tentou desvendar uma questão bastante atual: o tamanho da taça influencia na quantidade de vinho que as pessoas bebem? Essa é uma questão atual, pois o estudo identificou que desde 1700, o volume das taças comercializadas em todo o mundo aumentou. O estudo foi publicado pela revista British Medical Journal.

Realizado por pesquisadores britânicos da Universidade de Cambridge, o estudo identificou que apenas no Reino Unido, a média do volume das taças de vinho vendidas na região aumentou de 66 ml no ano de 1700 para um total de 449 ml nos dias atuais. Sendo assim, no Reino Unido as taças de vinho aumentaram em seis vezes o seu volume.

Os autores do estudo atribuíram esse efeito acelerado do aumento da capacidade das taças de vinho no Reino Unido devido a uma grande demanda dos americanos por recipientes com capacidade maior nos anos de 1990.

Já em relação ao consumo e ao tamanho da taça, o estudo identificou que o consumo de vinho no Reino Unido quase duplicou entre o período de 1980 a 2004. Mesmo com uma recente queda no consumo, registrada nos últimos anos, o consumo ainda é maior que o período em que as taças eram menores.

Segundo Theresa Marteau, líder do estudo, não há nenhuma comprovação científica que determine o aumento do consumo com o aumento do volume das taças. Contudo, na opinião da pesquisadora o volume da taça influencia na quantidade de vinho ingerido. “O tamanho da taça provavelmente influencia na quantidade de bebida que ingerimos”, apontou Marteau.

Além da líder da pesquisa, Jancis Robinson, escritora especializada em vinhos, também atribuiu o consumo da bebida ao volume da taça. “Há muito tempo que critico a taça de vinho de 175 ml”, revela Robinson. A escritora explica o fato dizendo: “Não só porque motiva as pessoas a consumirem mais vinho sem perceber, mas também porque os vinhos brancos e rosados tendem a esquentar mais rápido nessas taças, e isso faz com que as pessoas bebam mais rápido para não deixarem esquentar o vinho”.

Atualmente, no Reino Unido, o vinho é servido em taças que variam de 125, 175 e até 250 ml nos bares e restaurantes da região.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *