Qual formato é melhor: PNG ou JPG?

Os formatos de imagem mais populares nos sites são JPG, PNG e GIF. Quais são as diferenças entre esses formatos, quais economizam sem perdas, quais suportam transparência e quais animações? Hoje, vamos nos debruçar sobre eles, analisar e tentar responder à pergunta – qual vale a pena escolher como a melhor para gráficos no site.

Qual é o formato PNG? O formato de imagem PNG (Portable Network Graphic) realiza compactação sem perdas quando salvo, o que significa que será um arquivo mais pesado em comparação com um JPG idêntico, mas também terá uma aparência melhor do que ele. Possui profundidade de cor de 48 bits.

JPG – qual é esse formato? O formato de imagem JPEG também conhecido como JPG (do Joint Photographic Experts Group) também é o nome do algoritmo que comprime o arquivo ao salvar – graças ao qual a imagem é clara e carrega rapidamente. A economia no peso do arquivo, no entanto, afeta adversamente a qualidade, e não suportam transparência.

GIF – o que isso significa? O GIF (Graphic Interchange Format) é amplamente usado em sites para animações simples e em loop. Também é uma maneira sem perdas de compactação de imagem, mas foi efetivamente suplantada pelo formato PNG, quando o algoritmo LZW (usado em gifs ) ainda estava sob restrições de patente. Agora, o formato é livre de patentes, mas geralmente é usado principalmente para animação, em vez de imagens estáticas.

Quando é PNG e quando é JPG? Então, já sabemos os três formatos mais populares, e a pergunta permanece: o que escolher? A resposta não indica uma direção e formato corretos, mas para aplicações específicas, conhecendo as especificidades de cada um desses formatos, devemos escolhê-lo adequadamente de acordo com as prioridades do projeto.

Se quisermos que um arquivo grande (por exemplo, foto) seja leve e carregue rapidamente – devemos seguir em direção ao JPG. Se nos preocupamos com a qualidade da imagem – devemos preferir ir para PNG. Se quisermos inserir gráficos sem plano de fundo ou transparência, escolha também PNG. Se queremos criar gráficos animados – nos concentramos no GIF.

O formato do arquivo de imagem é importante para SEO? As opiniões dos especialistas estão divididas, mas a grande maioria explica que o formato da imagem em si não importa para o SEO. O mais importante é a otimização correta: a foto deve ser exibida corretamente, ter boa qualidade (ótima) e ser bem incorporada como html / css – ou seja, deve ser exibida corretamente em qualquer resolução no PC e em dispositivos móveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *